abertura3

Evento de um dia dedicado ao VJing e à performance AudioVisual - performances, apresentações e instalações.

Domingo, 19 Julho 2009 - Fábrica Braço de Prata, Lisboa, Portugal

MILADA SQUAT PRAGA

 

 

 

 

1998-2009 R.I.P.

 

Este ano o evento abertura3 é dedicado à destruição do squat Milada e aos seus anteriores habitantes que resistiram a evacuação até ao final, pondo em risco as suas vidas para salvar o seu lar. Milada era o último squat do seu género na República Checa e um dos últimos ainda de pé na Europa. Aqui encontram o seu manifesto e apelo ao apoio. Se tiverem ideias de como os podem apoiar por favor contactem-os através do link em baixo. Obrigada.

 

www.milada.org

 

 

 

Manifesto dos squatters de Milada

em relação aos eventos de 1.7.09

 

Nós, os ex-habitantes do squat Milada, gostariamos de exprimir a nossa posição perante os eventos que aconteceram dia 30 de Junho. Neste mesmo dia foi feita a violenta evacuação de um centro social e cultural que já funcionava hà 11 anos e que representava o último lugar do género na República Checa. Nesse momento alguma coisa mudou em todos nós: neo-nazis de uma agência de segurança de Praga, juntos com a policia, destruiram num só dia o lugar onde nós tinhamos vindo a transformar as nossas visões em realidade.


O Ministro dos Direitos Humanos, Kocab, prometeu iniciar um diálogo à cerca da possibilidade de um novo espaço subsituto, no entanto nós não vamos contar com os politicos nesta batalha e não vamos acalmar a raiva justificada das pessoas para quem Milada significava alguma coisa. Independentemente dos resultados das negociações haverá uma resposta adequada à evacuação de Milada, que ferirá as instituições responsáveis por esta acção. Sentimos uma necessidade urgente para incentivar novos espaços onde possamos viver e criar da nossa forma, sem autoridades. Todo tipo de actividade que aponta para este fim é, do nosso ponto de vista, legítima. A Sociedade em que é comum as instituições do governo darem as mãos aos neo-nazis contra pessoas criando cultura não comercial, não tem o direito de se chamar livre.


Apoiem manifestações, iniciem acções directas, criem qualquer coisa! Algo terminou com a evacuação de Milada mas também hà espaço para criar algo de novo. Nenhuma repressão pode impedir o nosso desejo de liberdade!

.
milada squat